domingo, 4 de maio de 2008

Minhas Reflexões sobre Meio Ambiente nas Séries Iniciais


O professor das séries iniciais deve criar na escola um ambiente próprio para lidar com as questões ambientais, onde todos sejam envolvidos: professores, alunos,pais, equipe diretiva e pedagógica, funcionários, comunidade. É importante abordar em aula os grandes problemas ecológicos mundiais, mas nunca esquecendo de tratar as dificuldades ambientais vividas na escola, em nossa casa, na rua, na cidade, procurando investigar com as crianças onde estão e quais são suas causas.
Na escola, devemos promover importantes discussões desses problemas ambientais que existem em nosso entorno com a participação de todos e o que podemos fazer de concreto para solucioná-los. Uma experiência baseada nessas necessidades cotidianas do aluno, inseridas em nossa ação pedagógica e cidadã.
A ecologia na escola é um trabalho reflexivo diário que ecoará na vida toda da criança.
Questões para reflexão:

*Qual é o trabalho interdisciplinar, pedagógico, político e cidadão que realizo sobre o Meio Ambiente com as séries iniciais?
*Meu trabalho prega a transformação da realidade ou reproduz a ocupação e a opressão do poder?
*Conheço os problemas ambientais enfrentados por meu aluno ou por minha escola?
*De que forma ajudo minha comunidade escolar a enfrentar esses problemas, buscando saídas para solucioná-los?

"O Universo caminha não para a morte, mas para ordens cada vez mais elevadas de vida, e o ser humano é chamado a adotar posturas de colaboração e solidariedade, capazes de garantir o futuro do nosso planeta." (Teólogo Leonardo Boff)

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Roselaine, Os comentários contêm reflexões profundas com referências teóricas, demonstrando as tuas preocupações como Educadora, na busca do conhecimento. Vem de encontro às modalidades de aprendizagem tomadas por base o postulado piagetiano, que descreve a teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e acomodação e assim vai atuar no modo como o sujeito aprende. Você colocou muito bem quando se refere à paciência histórica para que o aluno não queime essas etapas, que é uma constante na conquista da aprendizagem. Um grande abraço, Professora: Geny Schwartz da Silva Tutora: Seminário Integrador IV PEAD/FACED/UFRGS POA,