domingo, 20 de abril de 2008

Números e operações

Os números organizam nossa vida pessoal, econômica e social.Nossa gestação é marcada em semanas, meses representados por numerais. Tem números em nossa Certidão de Nascimento, em nossa Carteira de Identidade, Título de Eleitor, endereço, telefone, etc. Estudamos em séries, anos ou ciclos simbolizados por numerais.E tem mais: número de nossa conta bancária, senha de plano de saúde, para ter acesso ao rooda, para entrar no nosso e-mail,...Para podermos vestir nossas roupas e calçados na medida certa, também são numeradas.Regramos e ordenamos nosso dia pelo calendário, pelo relógio, que também possuem números.Poderia continuar relacionando enes situações em que os números nos acompanham e seria uma listagem infindável.
Costumo, além de outras maneiras e materiais, construir com meus alunos os numerais usando palitos amarelos (unidades) e azuis(dezenas). É um material barato, que já tem para vender nas lojas de R$ 1,99 e nas papelarias e pode-se pedir que os pais adquiram. Até a própria escola, pode comprá-lo e fornecê-lo aos seus profesores.
Como trabalhava com 2ª série dos 8 anos, trabalhava, também, a construção de numerais com centena com palitos vermelhos. Depois de formar numerais com esses palitos e realizando as devidas trocas na base 10, partia para as operações usando esses mesmos palitos, convencionados com essas cores.
Trabalho com esses palitos desde 1997, quando me deparei com uma 4ª série com muitas dificuldades para entender os numerais e sua construção, bem como com as quatro operações. Não sei se estou fazendo certo, se esse material é válido. O que eu sei é que está dando certo. Não só o material em si mas a condução desse trabalho e seus resultados na construção do conhecimento da criança.
Há dez anos que meus alunos não são reprovados em matemática, por entenderem muito bem essa proposta, mesmo alunos com deficiência mental leve, sem outros comprometimentos mais graves. Levei esse material para outras colegas. Hoje, a maioria dos professores das séries iniciais(1ª a 3ª) de minha escola adotaram esse material e essas atividades. Desenvolvo oficinas com meus colegas nas reuniões pedagógicas. Espaço proporcionado pela direção e supervisão da escola que viu e comprovou os bons resultados. E uma colega vai enriquecendo o trabalho da outra com palitos com novos jogos, com novas atividades, com outros pontos de vista e estratégias eficientes.
Tive a grata oportunidade de apresentar esse material para outros professores numa das oficinas do II Encontro Internacional de Educação de Gravataí. Também, em algumas escolas da rede( E M.Cecília Meirelles, E M. Ladislau de Oliveira Nunes,Cincinato Jardim do Vale).Nesse ano estou com duas turmas de 1º ano e estou formando numerais de 0 a 9 com eles, seus materiais, seus brinquedos, blocos lógicos e chegarei nos palitos assim:Apresentarei os palitos amarelos como "UNIDADES" que podemos contar de uma a uma. Mostro cartões com os numerais de 0 a 9 em cor amarela e peço que, em duplas montem esses numerais, no chão, usando esses palitos amarelos (unidades).PERGUNTO:

-Quantos palitos amarelos vocês usaram para fazer o 3? Quantas unidades tem o 3, então?
-Quantos palitos amarelos usaram para fazer o 5? Então, o 5 tem quantas unidades?
-Se eu juntar os 3 palitos amarelos do numeral 3 e os 5 palitos amarelos do numeral 5, que numeral eu formo?


Depois distribuo uma folha com os numerais trabalhados com o desenho de 9 palitos ao lado de cada um. Solicito que pintem de amarelo os palitos utilizados para representar cada numeral. Sempre faço essa construções em ordem crescente ou decrescente para dar uma idéia de gráficos simples para os alunos.PERGUNTO:

-Em qual numeral eu usei mais palitos amarelos, mais unidades?
-Em qual numeral eu usei menos palitos amarelos?
-Por que no numeral 0 (zero) não usamos palitos amarelos, unidades?
-Quantas unidades podemos juntar para formar o numeral 10?

Após vários dias de atividades, quando sentir que estão preparados, direi que sempre que tiverem 10 palitos amarelos(unidades) podem trocar por 1 palito azul, que se chama "dezena".PERGUNTO:

-Onde foram parar os dez palitos amarelos que foram trocados pelo azul(dezena)?
-Não existem mais?
-Existem, sim, Prô, estão dentro do palito azul.
-É como se tivéssemos colocado todos os dez palitos amarelos dentro dele.

Parto, então, para o montar e desmontar amarelos(unidades) e azuis(dezenas).Por exemplo:Montem o numeral 13 somente com palitos amarelos. Se conseguirem dez amarelos(unidades) nesse numeral podem trocar por um azul(dezena).Alguns entram em conflito "o que fazer com os 3 palitos amarelos que sobraram?" Nessas ocasiões costumo devolver a pergunta para o grande grupo. Sempre tem um espertinho que colabora com a aprendizagem do outro e isso é muito socializador, hipotético, facilitando eficientes conclusões.PERGUNTO:

-Como conseguiu esse palito azul( dezena)no numeral 13 , Monryque?
-Por que eu contei dez palitos amarelos, Prô.-Onde estão os dez palitos amarelos (unidades) do numeral 13, Renata?
-Estão dentro do azul.
-Por que você não trocou esses 3 amarelos por um azul, Erick?
-Só posso trocar por um azul quando eu tenho dez amarelos, Prô.
-Como podemos representar o numeral 13, depois da troca, Paula?
-Eu desenhei o 13 com meus palitinhos assim: 1 azul 3 amarelos( 1 dezena e 3 unidades)

É importante que a criança tenha a oportunidade de montar e desmontar esses numerais com os palitos.É muito bom que a criança represente esse montar e desmontar através de pintura de palitos ou o seu desenho, também, após as trocas. São excelentes exercícios de composição e decomposição. É uma forma de expressar seu entendimento.



Nenhum comentário: