terça-feira, 1 de abril de 2008

A construção do Conhecimento Matemático


Meus alunos de 1º ano do turno da manhã classificando seus nomes no Quadro de Presenças pela sua letra inicial.



"...devemos encorajar as crianças a pensarem sobre os números e quantidades de objetos, quando esses forem significativos."(Kamii & Devrier, 1991, p. 31)

Uma das minhas maiores preocupações, entre tantas outras em Educação, como Professora de séries iniciais é: Como realizarei um fazer pedagógico de qualidade e de efetiva construção do conhecimento matemático com meu aluno?
Meu papel de professor é de fundamental importância para oferecer oportunidades significativas e concretas para que meu aluno possa construir eficazmente seu conhecimento matemático e compreender a construção do número.

"...o número é alguma coisa que cada ser humano constrói através da criação e coordenação das relações."(Piaget)

Procuro, partindo dessa verdade,oferecer ,às minhas turmas de séries iniciais, atividades que favoreçam a evolução do seu raciocínio lógico-matemático e não tanto as respostas memorizadas.
A criança deve caminhar por uma longa estrada para compreender a formação do numeral, a ordem numérica, desenvolvendo bem seu raciocínio lógico-matemático, crescentemente, durante esse percurso, que deve ser repleto de desafios, questionamentos e interação, não só entre professor aluno, mas também entre aluno e aluno, entre aluno e ambiente.
Busco colaborar com meu aluno durante essa caminhada, criando momentos em que a criança desenvolva essa habilidade.
Tenho consciência, após duras penas, de que somos seres diferentes e que não aprendemos ao mesmo tempo, mas, sim, aprendemos uns com os outros.
O pensamento matemático da criança de 1º Ano, como meus alunos, cresce gradativamente, indo do concreto para o abstrato e não o seu contrário.
Essa interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática, a rica prática de meus colegas de PEAD e o prazer que tenho em trabalhar matemática e que contamina meus alunos, me ajudarão a respeitar a bagagem cognitiva que meu aluno traz para a escola, fazendo com que o nosso ambiente escolar seja rico em significados, vivências, formação de hipóteses, questionamentos ,trocas e motivação.





Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Roselaine,

Os comentários contêm reflexões profundas com referências teóricas, demonstrando as tuas preocupações como Educadora. As modalidades de aprendizagem tomando por base o postulado piagetiano. Descreve a teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e acomodação e assim vai atuar no modo como o sujeito aprende. Você colocou muito bem quando se refere à paciência para o aluno chegar a essas etapas que é uma constante.

Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora: Seminário Integrador IV
PEAD/FACED/UFRGS
POA, 03/04/08