segunda-feira, 21 de abril de 2008

Atividade de Ciências













Realizei a atividade 1 da interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais com meus alunos de 1º ano, entre 6 e 7 anos, com o modelo que me foi cedido pela colega Sabrina Voltz, com algumas alterações, pelos seguintes motivos:
- Troquei palavras por serem muito complexas para crianças dessa idade;
-Diminuí a quantidade das mesmas porque nessa idade seu poder de concentração e interesse não é muito longo;
-Realizei essa atividade desacomodando-os de seus lugares, já que se sentam juntos de cinco em cinco em mesas redondas e não queria que tivessem a facilidade de olhar a folha do outro, o que costumam fazer com alguma freqüência. Queria que fosse o mais individual possível, como pediu-nos o Professor Edson na aula presencial.
Representaram semelhantemente as palavras: casa, pé, coração e sono. Tiveram dificuldade de representar raiva, fome e dinheiro. Alguns desenharam alegria expressada pela Hora do Brinquedo Livre na escola. Uns poucos representaram o dinheiro com uma caixinha cheia de moedas. Acredito que seja a influência da “Caixinha” de doações em dinheiro que os pais fazem para nossa sala de aula para fazermos os nossos passeios pedagógicos. Essa caixinha fica no armário de nossa sala e eles adoram saber que estão contribuindo para esses passeios. Muitos deles desenharam a água em forma de chuva, porque há algum tempo atrás estudamos sobre o prejuízo da seca em nossa cidade, a importância das chuvas regulares e os cuidados que devemos tomar, depois de um dia de chuva, com o pátio de nossa casa e escola para que evitemos os criadouros de larvas do Aedes Aegypti (Mosquito Transmissor da Dengue).
Com essa atividade pudemos refletir que as palavras podem ter muitas representações e que os elementos podem ser percebidos por vários pontos de vista, opiniões, vivências e por influência do meio.
“A articulação social da diferença, da perspectiva da minoria é uma negociação complexa, em andamento, que procura conferir autoridade aos hibridismos culturais que emergem em momentos de transformação histórica.” (Homi Bhabha)
Foi importante oportunizar às crianças a expressão de suas representações e saberes sobre o mundo, a natureza, a vida para que pudesse desacomodá-los, problematizando seus saberes e pontos de vista, promovendo novas vivências, informações e observações aumentando seus conhecimentos, partindo sempre de sua ótica inicial. É um ótimo exercício onde podemos repensar e resignificar esses conceitos. É uma maneira, também, de reinventar questionamentos sobre conceitos que até então pareciam óbvios,inquestionáveis.
“...aceitar que não vai haver certezas, que vivemos na e com a contingência, não representa uma perda, pois as promessas da certeza eram, desde o início, irrealizáveis.” (B. Smart)
A presença da certeza, do previsível denota a eliminação da novidade, do reinventar, do criar.
Concluo esse relatório, após tudo o que li até agora nessa interdisciplina, dizendo que, o ensino das Ciências deve ser por nós trabalhado de forma interdisciplinar, não para contrariar a própria Ciência e seus conceitos, mas para valorizar, respeitar e conhecer outros pensamentos e culturas que nos ajudarão brilhantemente na busca da preservação de nosso ambiente e na viabilidade de uma vida possível no futuro do Planeta Terra.

Nenhum comentário: